Em 18 de novembro de 2009 o Banco Central do Brasil aprovou o projeto que criava a Administradora de Consórcio Unicoob. Entre maio e outubro de 2010 houve um esforço concentrado para que a Administradora fosse estruturada para atender as cooperativas singulares vinculadas ao Sicoob Central Unicoob.

Em outubro de 2010 a Unicoob Consórcios inaugurava os quatro primeiros grupos de consórcios, com uma carteira de 480 cotas ativas e um valor comercializado de R$ 7 milhões.

Durante o ano de 2011, houve um trabalho focado de todas as cooperativas na comercialização do produto buscando a satisfação e fidelização dos associados. Houve também a estruturação administrativa o que possibilitou oferecer às cooperativas todo suporte e apoio administrativo necessário para que mais negócios fossem realizados.

A Unicoob atua fortemente nos segmentos de automóveis, motocicletas, imóveis e serviços.

A administradora também é filiada à Associação Brasileira de Administradora de Consórcios, entidade que representa a categoria no Brasil e que atua como interlocutora da classe junto às autoridades competentes e consorciados.

O propósito da Unicoob Consórcio é prestar suporte em serviços de consórcio de forma ética e competitiva, gerando satisfação aos consorciados.